O Projeto Zéthoven é um projeto cultural que tem como objetivo o crescer da criança como ser humano através de uma parceria com as artes. Assim a partir dos três anos de idade as crianças mantêm contacto regular com a música, com a dança, com o teatro, enfim, com uma série de atividades que lhes permite o desenvolvimento motor e intelectual. A apresentação pública dessas atividades é sempre o desaguar de todo o trabalho, pois a motivação das crianças é sempre maior quando vê reconhecido o seu esforço e empenho. Desde concertos a audições, passando pelas gravações de CD’s e programas de TV, o Projeto Zéthoven apesar de ser um projeto essencialmente formativo, deixa as crianças com suficientes vivências e conhecimentos de modo a que as mesmas no futuro possam enveredar pelo ensino de qualquer das artes praticadas.

A aprendizagem musical, é um dos fatores essenciais no desenvolvimento da criança. Assim no Projeto Xuxa com Notas, damos primazia ao desenvolvimento da Coordenação Motora, da Memória Auditiva, do Sentido de Estética e da Capacidade Criativa, para que a criança possa ser saudável do ponto de vista intelectual e desenvolver capacidades que lhe permitam um futuro melhor.

A Escolinha do Zéthoven é uma escola de música onde na sua essência se respeita o ritmo de aprendizagem do aluno, embora no sentido ascendente fugindo assim ao tipo de ensino musical oficial onde os alunos devem cumprir os anos independentemente das suas capacidades e faculdades. Têm como obrigatório a Formação Musical e uma classe de conjunto que poderá ser Coro ou Grupo de Percussão podendo a crianças optar pelo estudo do instrumento (Piano, Violino ou Guitarra). Na Escolinha do Zéthoven, os alunos apresentam-se regularmente em público, desde que preparados para tal, pois o palco será sempre o local de desaguar de qualquer atividade musical. Tem também como característica o baixo custo para a frequência da mesma de modo a todos a poderem frequentar. Também devido a este fator, o não aproveitamento por parte dos alunos pode ser motivo de exclusão da mesma. Embora não sendo uma escola oficial, já foram alguns os alunos que propostos como externos pela ACBI, obtiveram habilitações em Conservatórios oficias e também alunos houve que acederam diretamente ao ensino superior de música. A Escolinha do Zéthoven, como escola não subsidiada vive essencialmente dos seus resultados, daí a sua exigência

Os Coros Infantis são formas de iniciação musical onde prevalece a mais valia do trabalho em grupo. Este tipo de formação permite às crianças e aos jovens uma primeira abordagem musical na sua vertente prática que mais tarde lhes provoca o sentimento da necessidade do estudo da Formação musical de modo a poderem evoluir dentro dos próprios grupos. Realizam concertos de forma regular, embora mais na vertente pedagógica junto de outras crianças, nomeadamente em escolas. Têm neste projeto a possibilidade da realização de concertos com Orquestra, assim como a iniciação à música Sacra, deveras importante em toda a história da Música Coral.

O Grupo de Percussão da Beira Interior, iniciou as suas actividades em 2001 sob a direção do professor Paulo Poço, realizando o seu primeiro concerto a 27 de Junho de 2001 na Cidade da Covilhã.
O grupo é formado por crianças dos 10 aos 16 anos.
Realizam a maioria dos seus concertos em Escolas do 1º Ciclo e 2º Ciclo, sendo esses concertos de vertente pedagógica onde se explicam os diversos instrumentos de percussão definida e não definida.
Em 2007 gravaram o seu primeiro Cd, "Zéthoven e a Percussão" tendo o concerto de lançamento se realizado na Cidade de Pinhel.
Nesse mesmo ano foram convidados a participar no programa televisivo da SIC "Fátima".
Ainda em 2007 foram convidados a participar na "Semana Internacional do Bebé" evento realizado no Centro Hospitalar Cova da Beira.
Em Fevereiro de 2008 realizaram um Concerto na Cidade de Pinhel a convite do Município.
No Mês de Dezembro de 2008 realizaram 4 concertos integrado no projecto "Natal para Todos" nas localidades de Tortosendo, Mação, Vila Velha de Ródão e Fundão.
Em Fevereiro de 2009 participaram no programa "Grande Reportagem SIC" sobre o projeto Zéthoven.
Em Março de 2009 Estiveram presentes no programa transmitido em directo da Associação Cultural da Beira Interior "Portugal em directo - RTP1"
Em Janeiro de 2010 participaram no programa da RTP 1 "Portugal no Coração" e realizaram o concerto de Abertura da "Leadership Conference" na sala Suggia na Casa da Musica do Porto.

O Projeto Zédp é um projeto de cariz social através da música mas numa vertente que permita às crianças que o mesmo se torne numa possibilidade de futuro. o projeto propõe-se marcar a diferença, encontrando nas crianças capacidades musicais, que encaminhadas e devidamente acompanhadas possam encarar o futuro de modo diferente e não beneficiar unicamente de forma pontual das atividades que lhes são propostas. O Projeto Zédp têm claramente a intenção de inserir socialmente assim como conseguir orientar profissionalmente e musicalmente as crianças que nele intervêm.

O Projeto Zéthoven iniciou em Novembro 2011 as suas atividades em França com vista à gravação do próximo CD denominado Zéthoven e a Europa -I e que irá envolver crianças daquele país e de Portugal sendo objetivo nos próximos nos juntar outros países de modo a aproximar culturas diferentes e permitir às crianças experiências musicais com crianças de outros países. A região de Sud-Charente foi a escolhida para esta primeira internacionalização do projeto a cerca de 100 km a norte de Bordéus e por se tratar de uma zona rural tal como em Portugal onde o projeto tem beneficiado as zonas do interior com essas mesmas características. As instituições Raia Histórica, Pro-Raia e Douro Superior promovem este projeto juntamente com a instituição francesa Pays-sud-Charente e através de uma parceria com a ACBI. Do lado português irão participar crianças dos concelhos de Trancoso, Meda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Guarda, Sabugal, Mogadouro, Moncorvo,Freixo-de-Espada-à-Cinta, Vila, Nova de Foz Côa com a colaboração de 20 crianças da Escola Serra da Gardunha no Fundão. Até final de 2012 haverá 13 concertos em Portugal de divulgação do mesmo assim como um concerto em França com uma orquestra local e onde algumas das crianças portuguesas estarão presentes. O CD terá oito canções infantis francesas e oito portuguesas todas escritas por Luis Cipriano e terá a participação da Orquestra Clássica da Beira Interior

Zethoveneuropa Zethoveneuropa Zethoveneuropa Zethoveneuropa Zethoveneuropa

Ser Amigo do Zéthoven é ser amigo da cultura e de crianças que têm na música a sua realização e parte da sua educação.

Ser amigo do Zéthoven é ser amigo do futuro e das crianças que amanhã serão adultos, que poderão não ser músicos mas serão decerto adultos melhor formados.

Faça o seu donativo para o NIB: 0079 0000 2408 9061 1017 6, estará a contribuir para muitos dos projetos que tornam as nossas crianças mais felizes.

Nota: A ACBI é majorada a 130% e será enviado o recibo comprovativo. No site www.acbi.pt será publicada a listagem de todos os "Amigos do Zéthoven" caso não pretendam o anonimato. Para mais esclarecimentos contactar 275322151 ou geral@acbi.pt

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player